Anunciante

Título do campeonato carioca de 1988

Muitos acreditam que a última vez que o futebol profissional do Vasco venceu seu saco de pancadas em uma final de torneio (tirando 2014), foi com Cocada, no estadual de 1988 na qual esta postagem retrata.

Infelizmente não, isso é apenas um mito em quais os mulambos usam para dizer: "vocês estão a X de anos sem ganhar da gente em finais" (é tanta merda que o próprio juniores do Vasco, a galerinha do sub13 FOI CAMPEÃO EM CIMA DO FLAMENGO DENTRO DA GÁVEA SEMANA PASSADA). 


O fato é que antes do capitão Léo (não o Léo Moura, mas sim um homem que assumiu estar envolvido por trás dos eventos pós 2000 para dar títulos estaduais ao Flamengo, o que consolidou no salvamento de vários rebaixamentos e vitórias em cima de Vasco e Botafogo - "inimigos" do rubro-negro no objetivo de mascarar um "rei do Rio", na ilusão de que o Vasco fosse "freguês do Flamengo")

Chega a soar engraçado... um freguês que só perde porque a arbitragem era vergonhosa atrapalhando seu desempenho, por isso, impedindo que a vitória viesse).

Por que Cocada ficou famoso, se tornando uma lenda?

Não porque ele foi o último campeão em cima do Flamengo antes da era das papeletas do ano 2000, mas sim, porque este lendário jogador entrou aos 42, fez o gol do título e foi expulso aos 45.


A competição era dividida em três turnos, nada tão diferente assim dos últimos estatuais. A disputa era por pontos corridos, no estilo todo mundo contra todo mundo. Sendo que o "campeão moral" do primeiro turno, estava classificado para o terceiro turno, que era uma espécie de turno de finais. O saco de pancadas do Vasco foi o primeiro a ir para as finais, pois foi campeão do 1º turno.

Logo no segundo turno, o Vasco foi campeão. Assim, segundo as regras, os vencedores dos dois turnos, além dos dois melhores colocados de cada grupo, jogariam entre si, sendo que os dois melhores fariam a disputa da final. O campeão desse turno, levaria um ponto para a final, na qual, o Vasco foi o campeão tendo que disputar contra seu saco de pancadas, o título estadual de 1988.


Mesmo com 1 ponto a mais, o Vasco venceu os dois jogos das finais, vencendo o primeiro por 2x1 e o segundo, com a Lenda Cocada, vencendo por 1x0. Confira os melhores momentos do primeiro jogo da final abaixo.


Reportagem da época do GloboEsporte sobre o título estadual de 88, bicampeonato estadual do Vasco.

Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.