Anunciante

Porque acredito que o Vasco será rebaixado este ano


O intuito aqui não é atacar a instituição, muito menos dá uma de pessimista. O que você vai ler agora é a opinião sincera de um torcedor. Primeiramente, venho dizer que sou blogueiro a um bom tempo. Iniciei o projeto vascaínos na web em 2014, na qual, pretendia fazer um blog sobre meu time do coração e durante os três primeiros anos - fiz análises sobre os jogos além de trazer notícias e postagens interessantes que envolviam a torcida, o time ou mesmo, contando mais sobre a história do clube.

Mesmo fazendo tal trabalho, vendo como o ambiente que se formava, ficava cada vez mais chateado com o que estavam fazendo com meu time do coração, sendo que muitas vezes nem conseguia escrever diante dos vexames em campo. (Se você é mais antigo, pode reparar que algumas goleadas sofridas pelo cruzmaltino, como por exemplo, a goleada sofrida pelo Internacional por 6x0 foram ignoradas pelo blog.) Porque não é a mesma coisa escrever o dia a dia sobre o time que você ama enquanto quem está no comando, simplesmente não dá a mínima.

Quantas vezes eu fui dormir chateado com o que fizeram com meu Vasco. Tanto, que decidi dar pausas nesse blog - sempre voltando para falar de algo que não poderia ser numa postagem de facebook.É muito difícil você dedicar-se ao clube que era o maior do Brasil antes do século XXI e hoje ser o pior de 2019 (me refiro aos da série A, ok?) Hoje como já viram, o blog voltou a ativa como era antes e vão ter novidades todo o dia e por causa disso, quero fazer um registro que deverá ser revisto no fim do ano: cairemos novamente para série B ou não.

Quando Luxemburgo assumiu o clube, parecia que tudo ia ser diferente. Eu mesmo não consegui ser otimista ao ponto de ver um título brasileiro ou mesmo uma vaga para a Libertadores. Disse no facebook que a posição máxima que o time poderia ir com todos os feitos impossíveis, seria o 3ª lugar e nada mais. Porque entendo que os jogadores que estão atuando, reconhecem o Vasco como time pequeno e não a grandeza que ele é.

Como assim, time pequeno? Quando a pessoa joga no Flamengo ou no Palmeiras, por exemplo, ao receberem a cobrança - eu vejo que sabem que estão sob uma responsabilidade. No Vasco não. A mídia pegou tanto no nosso pé e veio tanto vexame, que até Diego Souza optou jogar no Botafogo do que conosco (e o pior, o time dele venceu o Vasco hoje!) Isso alguns outros exemplos que não me recordo. O clube está sem credibilidade, o que se tornou mais evidente quando foi provada as fraudes na eleição do Vasco além do golpe feito pelo Campelo.

Vou resumir em três pontos porque acho que cairemos para a segunda divisão em 2019:
  1. Salários atrasados
  2. Ambiente de trabalho ruim
  3. Motivação vinda da mídia

1- Quem trabalha, quer receber. Imagina você treinar e não receber. O pior é que os atrasos não só apenas em um mês, mas já chegaram a três meses (pelo que foi notificado). A situação pode estar até pior, mas como você trabalharia se soubesse que estão te devendo e você não tem estimativa de que vai receber? (porque não quitarão tudo num mês só). O elenco já é fraco, mas, precisam receber pelo que foi estimado pelo contrato.

2-O ambiente político está um caos. Nunca houve um período tão turbulento na história do clube como hoje. Isso acontece quando elegeram um homem contra a vontade dos sócios, para que o vencedor da eleição não pudesse assumir. Com o tempo, os grupos políticos dentro do clube parece que criaram uma guerra interna e se o ambiente já é ruim por falta de salário, imagina que está dentro do clube criticando e/ou querendo a cabeça do presidente. Pelo que eu entendi, não há paz. E dentro das quatro linhas, a tensão e toda energia negativa que paira sobre São Januário transforma o elenco que já é ruim, pior. Cujo não conseguem solução para reagir, pois a torcida já está de saco cheio e pressionando ainda mais o time. Então pela lógica, como você vai trabalhar sob pressão e sem salário? Até os planteis mais poderosos teriam problemas...

3-A Fla-press. Aquela que transforma o Vasco em fiasco. A mesma que pegou a falta de água um dia e transformou em algo muito acima do que é (eu mesmo já mostrei que o Flamengo já faltou água e luz - e isso chegou até acontecer no ninho do urubu recentemente - mas que foi descartada "pela mídia esportiva"). Seu trabalho é apenas pegar o que pode ali dentro do clube para transforma-lo em algo ruim e com isso, ganhar audiência e algumas risadas. Então, se você não recebe, tem um ambiente ruim e todo o lugar que vai, encontra um ou dois iludidos pela mídia cujo poderão afirmar que você é um fracassado (veja o que fizeram com o Sidão, por exemplo...) - como você vai encontrar forças para reagir?

O Vasco tem sido prejudicado a muito tempo, desde que deram poder demais ao Eurico. Dizem que depois que pôs o logo do SBT na final do Brasileirão de 2000, a emissora carioca resolveu se vingar. Talvez por ser o time que rebaixou o Corinthians em 2007, eles tomaram mais ódio; Somos a quinta maior torcida do Brasil, mas não há respeito algum. Os únicos que acreditam no Vasco hoje somos nós, os torcedores. Porque quem está no comando, está preocupado com sua cadeira de benemérito ou sua força política, pois nenhum time foi rebaixado tantas vezes em um período de tempo tão curto. Nem mesmo o Botafogo, o time que tem menos título e torcida no Rio por causa do seu desempenho, conseguem ir tão pro fundo do poço.

Foi um erro deixarem Campelo assumir.

Agora para sairmos dessa, deverão mudar muita coisa (principalmente os salários e mudar todo o ambiente) o que eu acho difícil. Quando Eurico era presidente em 2015, a situação era similar e quando o Vasco vencia alguém - em vez de trabalharem para que o time se salve, um grupo se vangloriava pelo feito em cima de outro internamente. Ou seja, tem gente que quer o fracasso do Vasco por motivos políticos, o que nos leva pensar que quando o clube vence a vitória não foi do time e sim do grupo político que está no comando e enquanto perde, é a mesma coisa.

Não estou dizendo que é ruim falar de política do clube. Estou afirmando apenas que alguns torcem pro seu lado da moeda mas não pelo Vasco. Somos todos vascaínos, independente do lado político. Seja Casaca, Identidade Vasco, Sempre Vasco, etc; ou seja de Direita, Esquerda, Centro ou seja lá o que for... amamos a cruz de malta. Amamos o time que tem a maior história do futebol!

Eu quero ser convencido que o Vasco dará a volta por cima.

Vou torcer para ganhar a cada jogo, mas já passou da hora de me provarem, pois não tenho fé para ver uma recuperação e não ser que aconteça. A torcida está sempre presente, pois neste século com todos os vexames, não abandonamos. Mas queremos ser felizes, em gritar é campeão em algo que não seja Estadual.

Esta é a minha opinião... ao Vasco tudo!

Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.