Anunciante

Vasco doou 2 aviões para a segunda guerra mundial

Aqui no blog, já mostrei a história de que o Vasco tinha parado uma guerra, mas diante de tudo de bom que o clube fez em sua história (como lutar contra o racismo e permitir que pobres e negros pudessem ter acesso ao futebol). Nunca me passou pela cabeça que o clube doou dois aviões para serem usados na segunda guerra.

Para resumir o ocorrido, durante a segunda guerra mundial, barcos alemães viviam afrontando os barcos na costa brasileira. Talvez pelo Vasco ter algo muito ligado ao mar, fez por onde, que vendeu medalhas conquistadas pelo clube além de outros bens apenas para doar para a Marinha.

Só que isso não bastava na cabeça do presidente da época, Ciro Aranha. Seu objetivo era doar um avião para a Força Aérea brasileira. Para isso, criaram a Comissão Pró-Avião Vasco da Gama. O plano inicial era de comprar um avião a vista.

Ao ser contestado sobre a campanha (porque tinham pressa em comprar), Arthur da Fonseca Soares (o tesoureiro da campanha) simplesmente respondeu: "No Vasco, basta plantar a semente."

Ao conferir o possível avião para a encomenda, começaram com o avião mais caro. Um vascaíno chamado Silvano Santos Cardoso chiou, dizendo que era muito caro. Sua ação entrou para história só pela resposta que recebeu da comissão: "queremos dois". Aí você vê que história tem nosso clube, com certeza a mais bela e épica de todos do cenário nacional. 

Os torcedores que construíram um estádio do seu próprio bolso agora estavam querendo repetir a façanha, juntar dinheiro para comprar dois aviões para doar simplesmente para a Força Aérea Brasileira. Decidiram comprar um a mais só por causa que um dos membros tinha duvidado da força da torcida vascaína.

Os vascaínos levaram as doações para São Januário e acredita só: DEU PARA COMPRAR OS DOIS AVIÕES E AINDA SOBROU DINHEIRO. Como nós somos um clube honesto, o dinheiro que sobrou seria devolvido aos que contribuíram, mas os próprios não queriam de volta. Então anos mais tarde, esse dinheiro foi usado para a construção da Sede Náutica da Lagoa.

Isso foi só um resumo, para mais, leia a fonte:

Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.