Anunciante

São Januário

Tenho orgulho do estádio de São Januário. Alego com convicção diante dos mulambos que é um dos estádios mais bonitos do Brasil! 

Sim. time que é time, possui uma casa - um símbolo, seu lar. Ao pensarmos, por exemplo, no clube São Paulo, imaginamos logo o Morumbi. O mesmo acontece quando pensamos no Internacional, vemos o Bera-Rio. Pensando no Santos, imaginamos a Vila Belmiro e o nosso Vasco, com seu São Januário. Coisa que infelizmente os urubus nunca vão ter! 

Para os que não conhecem muito bem a história do Estádio, ele foi fundado no dia 21 de abril de 1927. Chamado de Estádio Vasco da Gama e se tornou conhecido pelo nome São Januário, por causa do nome de uma das principais ruas de acesso ao estádio. A primeira partida nele foi entre Vasco e Santos, no mesmo dia que foi fundado!

Como ou por que foi construído
Aqui vem o exemplo de que os vascaínos realmente são apaixonados pelo clube. 
Antes de São Januário nascer, o Vasco tinha o mando de campo no campo do Andaraí, que mais a frente se tornou o estádio do América. O estádio nasceu graças aos próprios vascaínos, que fizeram uma campanha para arrecadar dinheiro para comprar um bom terreno em São Cristóvão. A etapa seguinte, foi arrecadar o suficiente para a construção. Onze meses depois, o estádio Vasco da Gama nasceu!

Sobre o estádio
Construída numa área de 56 mil metros quadrados e situada à rua General Almério de Moura, no bairro Vasco da Gama. O complexo conta com estádio, ginásio, parque aquático e setor administrativo.

Curiosidades sobre a nossa casa
  1. Antes do Maracanã ser construído, São Januário era o maior estádio do Rio de Janeiro.
  2. Até 1940, São Januário era o maior estádio do Brasil.
  3. Até 1930, era o maior estádio da América do Sul.
  4. A seleção brasileira jogou em São Januário pela primeira vez em 15 de Janeiro de 1939, em um Brasil e Argentina (cujo perdemos de 5 x 1 para eles com nosso gol de honra feito por Leônidas).
  5. O Presidente Getúlio Vargas (que era vascaíno), utilizava o estádio para falar com o povo brasileiro sendo que as primeiras leis trabalhistas ele anunciou em São Januário.
  6. Em 2008, São Januário ganhou o prêmio "Maravilha da Zona Norte", ficando em primeiro lugar na votação que escolheu as sete maravilhas da zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
  7. Em 2002, um canal de televisão especializado em turismo incluiu São Januário numa seleta lista dos melhores estádios para se assistir uma partida. Nessa lista também se encontram Camp Nou, Bombonera, San Siro e outros. Feita pelo canal Travel Channel

Canção de São Januário
Com tantas coisas boas que nossa casa tem, que em 2007 a torcida do Vasco criou a música São Januário, Meu caldeirão! Confira a Letra:

Vou torcer pro Vasco ser campeão São Januário, meu caldeirão
Vou torcer pro Vasco ser campeão São Januário, meu caldeirão
Vasco, tua glória é tua história
É relembrar
O Expresso da Vitória
Contra o River Plate, sensacional
Gol do Juninho, no Monumental
Ole ole ole ole ole ole olá
Ole ole ole ole ole ole olá

Comemoração de 85 anos de São Januário!
Para encerrar essa postagem com chave de ouro, assista uma matéria feita pela LANCE! sobre os 85 anos da casa do Vasco.

Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.