Anunciante

Título Brasileiro de 1989

O campeonato brasileiro de 1989 seguia o mesmo modelo do torneio do ano anterior (rebaixando quatro clubes e aceitando mais dois vindos da segunda divisão, para que em 1990 pudessem ter um torneio equilibrado com 20 times). 

O torneio era dividido em dois grupos (grupo A e grupo B) que era composto por 11 times, e disputavam em jogos únicos na mesma maneira que os campeonatos nacionais de hoje (disputados em pontos corridos) só que os 8 primeiros se classificavam e os 3 últimos, jogavam o torneio do rebaixamento - que funcionava assim: os 6 piores times teriam que jogar entre si e os quatro piores iriam para a segunda divisão.

Na segunda fase, os 16 classificados foram divididos em mais dois grupos e 8 times e faziam um turno único (mantendo os pontos conquistados na primeira fase), e os times dois times que conseguiram mais pontos (nos dois grupos) iriam para a grande final, mas o dono da melhor campanha poderia escolher o local do jogo de ida e ter a vantagens dos dois empates (parecida com a regra do carioquinha desse ano). No fim, Vasco e São Paulo foram para a final e o Vasco venceu por 1x0, conseguindo assim o bi-campeonato nacional.


Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.