Anunciante

A fundação do clube de regatas Vasco da Gama

Na figura abaixo, encontra-se o Cais do Valonguinho; Acima, encontra-se o sobrado da rua da Saúde, número 293

Sei que muitos sabem, mas vale a pena repetir para os leigos: o clube de regatas Vasco da Gama, surgiu inicialmente como clube de remo no dia 21 de agosto de 1898, por remadores portugueses e de luso-descendentes. Os fundadores se reuniram no salão do sobrado da rua da Saúde, número 293 (que hoje é a rua Sacadura Cabral número 345). 

Escolheram nomear Vasco da Gama por causa das celebrações dos 400 anos da descoberta do caminho marítimo para as Índias, dando o nome do navegador que realizou a façanha.

Fundado por 63 pessoas, atingiu a marca de 300 sócios dois meses depois de sua fundação, o que sera mais que suficiente para a equipe disputar competições de remo; Diferente dos outros clubes de remo, o Vasco era muito inferior em estrutura.

Enquanto os outros possuíam sócios da elite carioca, o Vasco só tinha sócios comerciantes e assalariados. Além de enfrentar adversários com melhor estrutura, o clube ainda elegeu em 1904 seu primeiro presidente negro, numa época onde o racismo dominava.

No escudo do clube, o preto representa os mares desconhecidos do Oriente; A faixa branca em diagonal representa a descoberta de Vasco da Gama. Além disso, as cores também tem um significado, a união de etnias. Além da cruz de Cristo simbolizava o estandarte que Vasco recebeu do rei de Portugal, Manuel I.

Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.