Anunciante

Título carioca de 1924 - Luta contra o Racismo

Desafiando os maiorais da "elite" carioca, o Vasco já tinha se tornando o principal inimigo de Flamengo, Fluminense, Botafogo e América. Por isso, os dirigentes destes clubes resolveram investigar as atividades do Vasco, que diferente deles, constituía de jogadores que NÃO RECEBIAM para jogar. Com futebol amador. Time composto por negros e operários.

Naquele tempo, o futebol era destinado apenas a elite.

Como era humilhante para os já ditos 'inimigos do Vasco' (porque para eles era como uma humilhação perder no esporte para pobres e negros), criaram uma nova entidade chamada Associação Metropolitana de Esportes Athléticos (AMEA)

Essa nova associação vetava já a participação do Vasco (bem parecida com a Liga criada por Flamengo e Fluminense no ano de 2016). A alegação da não participação do Vasco, seria que seus jogadores (veja bem) eram de atletas de 'profissão duvidosa' e que seu estádio não tinha condições para jogar.

Por isso, exigiram do Vasco que eles retirassem doze jogadores (TODOS NEGROS E OPERÁRIOS).

É lógico que o clube não aceitou a proposta. O presidente do Vasco, José Augusto Prestes, se posicionou contra racismo. No fim, o Vasco permaneceu na liga aonde estava, enquanto os racistas dos outros clubes, jogavam numa liga totalmente nova. Eles, na tentativa de diminuir a instituição, fizeram da equipe campeã, jogar praticamente um campeonato estadual série B sem ser rebaixado, enquanto desfrutavam a segurança de que não mais, perderiam para um time "pobre".

"Estamos certos de que Vossa Excelência será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno de nossa parte sacrificar, ao desejo de filiar-se à Amea, alguns dos que lutaram para que tivéssemos, entre outras vitórias, a do Campeonato de Futebol da Cidade do Rio de Janeiro de 1923 (...) Nestes termos, sentimos ter de comunicar a Vossa Excelência que desistimos de fazer parte da AMEA
Jose Augusto Prestes, presidente do Vasco

O título carioca foi conquistada de forma invicta! O Vasco venceu todos os quatorze jogos da tabela. Já na liga da elite, o Fluminense foi o campeão.

No ano seguinte, o Vasco entraria para essa nova liga, voltando a disputar contra os grandes do Rio de Janeiro. Desta vez, ele ficaria em segundo lugar.

Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.