Anunciante

O mundial da Fifa 2000: desorganizado e dado ao "timão"

Eu esperei muito tempo para poder falar desse mundial, que na época tinha tudo para dar certo.

Antes desse tempo, todos os "mundiais" eram torneio intercontinentais de uma partida entre o campeão da Europa contra o Campeão das Américas e por isso, a instituição máxima do futebol elaborou o que seria o primeiro mundial de clubes da Fifa, o mundial de 2000.

Lembro que entre os participantes eram times que tinham ganhado torneios em seus continentes nos últimos anos, por isso, o Vasco foi chamado (por ter ganho a Libertadores de 1998) e participou junto com os campeões europeus e outros; O poderoso Manchester era o favorito na época, mas também o Real Madrid compareceu.

Sobre os diabos vermelhos, eu fiz uma postagem que fala do jogo entre Vasco e Manchester, se quiser dar uma olhada clique aqui.

Como de costume, o famoso "timão" foi beneficiado pela CBF a entrar no torneio, mesmo sem ganhar um torneio continental, então o lugar que era para ser do Palmeiras (campeão da Libertadores de 1999) foi dado a esse time escroto chamado curinhtians. O torneio era dividido em dois grupos (A e B) e os dois primeiros clubes se classificavam para uma final. Só que a final foi disputada entre times brasileiros e com uma vitória do curinthians em pleno maracanã com 4x3 nos penaltis.

Como pode isso? Um timeco ser beneficiado pela CBF para disputar um torneio que ele não pode e depois com as manipulações benéficas para ele ser campeão mundial? É por isso que esse torneio é considerado uma das maiores mancadas da Fifa e nunca mais se repitiu. O engraçado foi ver torcedores do "timão" se gabarem de um título mundial sem ganhar pelo menos uma Libertadores, sendo que pelas regras da bola (jogando em campo) ele nem eram para se classificar, como mostra o vídeo abaixo...

Lembro também que os humoristas paulistas viviam fazendo piadas lembrando o Edmundo batendo a ultima cobrança, cujo ele perdeu e deu título ao time de São Paulo. Apesar de ser um torneio muito mal organizado e que o Vasco tenha ficado em segundo, iniciando o seu ciclo de vices que naquele tempo já tava começando a me afetar (recebendo zoações dos colegas) eu tenho uma boa lembrança desse torneio... lembro dos meus 13 anos e até o dia que ocorreu a final, que era ainda no carnaval. Mas também não pude deixar de dizer mais uma vez que o Corinthians nunca era para ter participado desse torneio, muito menos jogar a final...

Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.