Anunciante

Por que nosso time tem as cores preto e branco?


A maioria com certeza não sabe, mas tanto as cores como o símbolo do nosso escudo tem uma razão específica: 
  • O preto e o branco, significa que o clube tem a união de duas etnias (já que foi o primeiro clube a lutar contra o racismo).
  • O símbolo maçom que possui, na verdade era uma forma de representar a Ordem Militar de Cristo (uma espécie de sociedade secreta portuguesa), também porque a ordem era religiosa e guerreira.

Fundado em 1898 por remadores que comemoravam 400 anos da descoberta do caminho para as Índias feitas pelo portugueses, batizaram com o nome de Vasco da Gama, o herói que foi o responsável pela tal descoberta. 

Fatos interessantes:
  • Em 1904, o clube teve o seu primeiro presidente "não branco", chamado Cândido José de Araujo. Numa época onde o racismo era muito forte.
  • Você sabia que existe o Dia do Vasco? Em 2007, o governador Sérgio Cabral (vascaíno), sancionou projeto de lei número 5.052 - uma data comemorativa que homenageou a fundação do clube.
  • O Vasco tem a quarta maior torcida do Brasil segundo pesquisa da Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo em 2013, com 5% dos entrevistados. A vantagem do Vasco, de 0,1 ponto percentual, é apenas numérica; como está dentro da margem de erro de 0,68 p.p., Vasco e Palmeiras estão, na verdade, empatados tecnicamente em 4º lugar entre as torcidas. (fonte: Wikipedia)

Nenhum comentário

Vascaínos na Web. Tecnologia do Blogger.